quarta-feira, 29 de abril de 2015

O que é democracia?

Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.
É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema monárquico, onde existe a realeza e o primeiro ministro, eleito pelo povo, que toma as principais decisões políticas.
Existem diferentes tipos de democracia, esses são:
Democracia direita, todo cidadão tem o direito a expor sua opinião num debate público e, quando necessário, votar pela decisão de determinando assunto, ele expressa sua opinião sem intermediários. No entanto, trata-se de um modelo aplicável apenas a populações e territórios pequenos.
Democracia indireta ou representativa, utilizada pela maioria dos estados democráticos, nela as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos, mas por representantes eleitos por eles. Apenas os representantes têm direito a voto e depende das leis de cada país democrático se o voto dos cidadãos é obrigatório (como no Brasil) ou facultativo (como nos Estados Unidos).




 Francisco Orofino Berardi


-Fonte: Infoescola.com.br , significados.com.br

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Política Grega

    O primeiro estado (documentado) que incrementou a política foi a Grécia. Quando se criaram as polis (cidades-estados) gregas se descobriu necessário uma forma de governo que desse poder de decisão aos cidadãos. Na Grécia a política era fortemente ligada à filosofia, por isso apenas homens livres, que passaram pelo serviço militar, com posses, nascidos na Grécia e de pais gregos. A democracia não era apenas para determinar um governante, mas todas as principais decisões eram discutidas na Ágora, a praça principal da cidade. Lá cada cidadão com direitos a votos, caso lhe fosse de interesse (pois a presença e o voto era facultativo), poderia falar à assembleia e votar.
    Além do Direito de voz e voto, a cidadania implicava em obrigações, tais como participar da administração da cidade e da distribuição da Justiça (integrar os tribunais); bem como da defesa (exército), quando fosse convocado para tal.


-Francisco Orofino Berardi
>