segunda-feira, 11 de maio de 2015

Constituição é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Nenhuma outra lei no país pode se opor ou entrar em conflito com a Constituição.

Eduardo Wunsche

-Fonte: www.suapesquisa.com

domingo, 10 de maio de 2015

O que é parlamentarismo?

Palácio de Westminster- sede do parlamento inglês 
O parlamentarismo ou sistema parlamentar é uma forma de governo no qual a eleição para Chefe de Governo, Premiê, Chanceler ou Presidente de Governo é feita indiretamente. Portanto, o candidato eleito não pode exercer livremente seus poderes por falta de legitimidade democrática.
Ao contrário do presidencialismo, o sistema parlamentarista possui maior flexibilidade e capacidade de reação à opinião pública. Porém, o sistema é criticado pela frequente instabilidade de seus governos.
Os papéis de chefe de Estado e de chefe de governo são distintos. O primeiro desempenha um papel mais simbólico, já o segundo trabalha efetivamente junto com o parlamento.
O parlamentarismo pode funcionar na assembleia ou de gabinete.

VANTAGENS:
•         Relativa facilidade e rapidez da aprovação de leis;
•         Maior comunicação do executivo com o legislativo, possibilitando uma melhor transparência e fiscalização;
•         Menor risco de ocorrerem governos autoritários por causa da aproximação entre a situação e a oposição;
•         Menor facilidade de corrupção, por conta da diluição do poder;
•         Diminuição dos custos das campanhas eleitorais.
DESVANTAGENS
•         Apresenta risco de ruptura no final das eleições (início da formação do governo);
•         Questões de minorias, em geral, tendem a ser diluídas no parlamento;
•         O chefe do executivo não é eleito pelo povo;
•   Tem certa dificuldade de mudanças mais profundas, principalmente em aspectos sociais, já que o parlamento tende a um centramento dos ideais políticos;
•         A minoria (oposição) fica engessada, restando a esta um papel mais de fiscalização da situação.


Vinicius Ribeiro



-Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parlamentarismo

O que é monarquia?


Rei Dom Pedro I
A monarquia é um uma forma de governo onde o chefe de estado se mantem no cargo até a morte, geralmente esse cargo de chefe é passado de pai para filho.
A função desse chefe de estado geralmente é reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.
Monarquia Absoluta: É quando o monarca (chefe de estado) detém poderes ilimitados.
Monarquia de Estamentos ou Braços: O rei, monarca ou chefe de estado descentraliza o poder dele dividindo algumas tarefas para cortes.
Bandeira da Monarquia Brasileira
Monarquia Constitucional: O chefe de estado realiza apenas a função executiva paralelamente aos poderes judiciário e legislativo.
Monarquia Parlamentar: Nesse caso ao rei só cabe a função do poder moderador. Os poderes do governo (legislativo, executivo e judiciário) são controlados por um conselho de ministros e essa monarquia possui um chefe de governo (primeiro-ministro, presidente do governo ou chanceler).

Mathias Nunes

-Fonte: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=487
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monarquia

sábado, 9 de maio de 2015

O que é estado de direita?

O estado de direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um é submetido ao respeito do direito, do simples indivíduo até a potência pública. O estado de direito é assim ligado ao respeito da hierarquia das normas, da separação dos poderes e dos direitos fundamentais.

A noção de democracia é outro conceito relacionado com o Estado de direito, uma vez que supõe que o povo tem o poder e o exerce através das eleições ao eleger os seus representantes.

Em todo o caso, há que ter em conta que a democracia não implica que exista um verdadeiro Estado de direito. Um líder pode chegar ao poder por vias democráticas e depois abolir o Estado de direito, como foi o caso de Adolf Hitler na Alemanha.

Guilherme Santana

O que é democracia?


-Fonte: conceito.de

Esquerda X Direita

Esses termos utilizados na política surgiram no período da Revolução Francesa (1789), quando os membros da Assembleia Nacional dividiam-se entre partidários à direita, que apoiavam o rei, e à esquerda, favoráveis a uma Revolução. Atualmente podemos classificar direita como um grupo conservador e a esquerda como um grupo de oposição.

A direita dá mais valor para a liberdade e a economia, favorecendo a liberdade de mercado, defendendo os direitos individuais e os poderes sociais contra a intervenção do Estado, colocando o patriotismo, a religião e acultura acima de qualquer reforma social.

A esquerda favorece o controle do Estado na economia e nos setores da vida social. Os esquerdistas dão mais foco aos valores de igualdade e solidariedade. O fato de ser da direita ou da esquerda é algo relativo e não permanente. Tudo age a partir de um jogo de interesses.
Ainda temos os extremos, onde os extremistas da esquerda defendem um aspecto revolucionário, com a extinção dos valores morais e religiosos tradicional, com uma uniformidade política, econômica e social. A extrema direita quer uma uniformidade religiosa e moral.

Lucas Finkelstain

-Fonte: infoescola.com.br / brasilescola.com.br

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O que é autocracia

Autocracia 
Adolf Hitler
tem origem grega e significa literalmente governo por si próprio. Significa um governo de uma única representação de poder, ou seja, um comitê, uma assembleia ou simplesmente umlíder que possui absoluto controle de todos os níveis governamentais. Um exemplo de um sistema autocrata foi o Nazismo governado por Adolf Hitler.

Guilherme Santana

- Fonte: Infosescola

terça-feira, 5 de maio de 2015

O que é oposição?

Oposição é o ato de opor ou opor-se contra algo É fazer objeção diante de qualquer fato. Ser opositor é ser antagônico. Na política, oposição é o partido político que se coloca contrário ao governo, aquele que faz objeção, que combate as medidas do governo.

Numa democracia o direito à oposição é um elemento imprescindível, é a livre manifestação do pensamento, é o direito à liberdade de opinião.

Eduardo Wunsche

-Fonte: significados.com.br
>