O território brasileiro já passou por várias divisões regionais. A primeira proposta realizada foi em 1913 e depois dela outras propostas surgiram para aprimorar a divisão regional. O porquê de tudo isso é para tentar sempre adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é a de 1970, que foi adaptada em 1990 em função da mudança da Constituição em 1988. O órgão responsável por essa mudança e divisão é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Abaixo as divisões e seus respectivos anos:
Bruno Tarrago -Fonte:http://www.brasilescola.com/brasil/divisao-regional-brasileira.htm
Abaixo as divisões e seus respectivos anos:
1913
Esta primeira divisão foi criada com intuito de ser usada no ensino de Geografia. Os critérios usados foram exclusivamente físicos (clima, vegetação e relevo). Divida o Brasil em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional.
1940
O IBGE elaborou uma nova forma de divisão, que além de levar em conta os aspectos físicos, levava em consideração aspectos socioeconômicos. A região norte era composta pelos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piau e o Acre. A região centro era formada por Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A região Leste cotinha os estados da Bahia, Sergipe e Espirito Santo. O nordeste era composto por Ceara, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas. A região sul era formada pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Conforme a divisão desse ano Bruno Tarrago -Fonte:http://www.brasilescola.com/brasil/divisao-regional-brasileira.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário